jeudi 29 novembre 2007

perspectiva e proporção . a relação não è tão òbvia quanto parece.

contudo a relação perspectiva e proporção è algo ainda fecundo mesmo depois de quase seis sèculos de repetições e maus-tratos . hà muito a saber . e nada a subestimar na estrutura do visìvel.


mercredi 28 novembre 2007

Dez anos...

hà dez anos . 1997 . enquanto fazìamos o book da Planeta HQ . rabisquei Milorde por là . na época . Dândi . antes de receber seu registro . sua certidão de nascimento

somente dali a três anos este estranhìssimo ocioso encontraria seu derradeiro traçado . mais preciso . muito mais enxuto . quase sem substância

Bàrbara Tèrcia me convencera a experimentar os quadrinhos . gênero que nunca . ou apenas excepcionalmente . m'interessara atè ali . (Ave Bàrbara!) . então impregnado de Baudelaire e alguns decadentistas . (nada mais d'acordo com est'outro fim-de-século que vivìamos) . mas dispondo dum lastro . un héritage . qu'extrapolava largamente aquele perìmetro històrico . cheguei a isso aì . prazer d'escapar da estorinha . da narrativa : eram . e são . aparições e frases esparsas . desenho como caligrafia . paginação despojada

nunca mais olhei uma pàgina virgem do mesmo jeito

Ponta no olho

punta nel occhio . d'Alberto Giacometti . 1932 . querem-na surrealista etc . contudo . resumo de teoria perspectiva com leve distorção para comportar curvas . talvez distorções perifèricas . interseção da pirâmide visiva gravada no retângulo de base . um mìnimo que confirma . estendendo-o . o De prospectiva pingendi de Piero della Francesca

mais do que uma escultura . um aparelho

per esclarzir lo motz


clausclars
ressoa . em òc medieval tudo ressoa . tudo se pronuncia .
clausclars . literalmente : claustro claro

talvez valesse algo comum ao occitano e ao português : clara clausura . clausura clara . som e senso iguais . là e cà . mùsica e sentido

contudo . de simetria e proporção concretas pouco restaria . da arquitetura . nada . nada daquela porção de espaço esquadrada e aberta ao cèu . nada de intervalos graduados filtrando a luz até o instante de cruzar uma porta ou sumir num corredor . nada do arbusto esquàlido ou do cacto no vaso de cerâmica quebrado encostado num banco de pedra no centro do pàtio

logo . clausclars . que se diz . ademais . num sopro


mardi 27 novembre 2007

Rars

Não m'acostumo com os nèscios. O Louvre cheio de turistas. Nada de novo sob o cèu de nosso tempo. Turistas, id est, estes que retornam ao jà visto pra não vê-lo. Justo ali, onde o visível è presença, não uma notìcia longìnqua. Turistas são pupilas retraìdas a fundo. Aglomeração-clichê: japoneses ante Mona Lisa. Cegos a todo o resto. Cegos também ao ìdolo, fotògrafos autistas, fotografia como obstàculo à vista, obliteração do visìvel ante a màxima visibilidade, subtração da visão. Leonardo subtraìdo a seus princìpios, em suma.

Eu a alguns metros. Ainda os nèscios à minha volta. Deslumbrados na cegueira, passam como postes numa rua. Headphones pros resumos, presumem inalar a essência num halo postiço.

Eu a alguns metros. Os nèscios à parte. Os grandes sobre os muros, eu atento ao luzir da grandeza: um Giotto cèlebre e pouco visto, algo excepcionalmente fino vindo dum giottesco logo adiante. Algum curioso aì se detèm. Outro alèm de mim. Solitàrios.

C'è un ortodoxo. E vem a mim. Iconògrafo, hagiògrafo etc. Tudo isso. Mais do que tudo isso e um pouco menos. Miúdo. Saùda-me, discretamente sorridente. Porto meu hàbito, um exotismo, uma excentricidade numa França laicista e anticlerical. Eis a razão. Raro um religioso ali. Rarìssimo um religioso em seu hàbito. Est'avis rara ali: eu. Olhos nos muros. Não um lustro, mas luzes qu' estimamos, ele e eu. O ortodoxo, o romeno me diz de seu ofìcio: pictor. Sim, ele também: pintor. E è grato por nos falarmos. Sou grato por essas palavras trocadas a alguns passos dos sienenses.

Uma das Battaglie di San Romano de Paolo Uccello, esta da foto qui (c.1456), num canto pouco propìcio, discreta em sua grandeza. Tanta geometria, tanta mesura, tanta ciência. Cor mìnima e sabiamente disposta no plano. Antes intarsiatura que pintura. Releio-a ainda. Ei-la ainda - e sempre - a ser lida. Relendo-a avanço um pouco, algum saber me vem de suas peças e engrenagens, seus cinzas e rubros òxidos-de-ferro e brancos e marrons terrosos e negros em oposição. Cromatismo àulico, arte àulica, pelos brasões sobre os panos e pelas retas das lanças tanto quanto pelo recorte nìtido. Rigor do desenho, aquela mão firme e obstinada. Minha vista lavada em Uccello. Provavelmente mais àrida dopo. Il vecchio prospettico como correção e estìmulo. Uccello sabia mais do que supomos. Não quis a ilusão, não quer iludir, desdenha o ilusionismo porque prefere a theoria. Precisa de coordenadas espaciais mais do que de figuras, qu'entretanto abundam, retalham o plano. São funções do plano. Uccello è tão claro qu'escapa ao tempo. Também a visão requer ascese.